Nossa História

A Escola Granja Viana

Somos parte ativa da Comunidade da Granja Viana. Estamos aqui deste 1977, quando da chegada dos primeiros moradores. Ajudamos esse grupo a crescer e a se consolidar. Desde o início, oferecemos sempre educação de excelência para famílias que buscavam ensino de qualidade neste perto-longe de São Paulo.

Os primeiros moradores sabiam muito bem o que queriam: aproveitar o melhor de dois mundos, ter as facilidades e a estrutura de São Paulo, mas viver, descansar e rejuvenescer na Granja Viana.

Foi nesse contexto que Clarice Mariano e Emília Gambirasio Silva decidiram montar a primeira escola da Granja e perceberam que o modelo deveria ser muito especial para se adequar a esta filosofia de vida.

Formamos uma comunidade amiga do verde e do meio ambiente, já que estamos imersos nesse cenário de árvores, pássaros e outros animais silvestres. Valorizamos a vida simples. Nunca abrimos mão, no entanto, do acesso à cultura, às artes, ao conhecimento.

A Escola Granja Viana sente-se assim irmanada com toda a comunidade. Estamos aqui para prestar serviços educacionais de excelência. Estamos aqui para apoiar com amor e profissionalismo as famílias a bem educar os seus filhos, nossos alunos.

Consideramos, nesse sentido, que é nosso papel contribuir para que nosso aluno, além de aprender a aprender, possa também “aprender a ser”. Construímos um ambiente acolhedor para que nossas crianças e adolescentes possam desenvolver personalidades próprias, ricas, possam elaborar caminhos pessoais na vida, possam ser felizes.

Somos, por isso, uma Escola devotada aos valores, cada vez mais importantes diante de um mundo líquido e inconstante. Podemos citar os mais importantes. A ética, o respeito, a transparência nas relações, a honestidade, a abertura para o diálogo, a atenção ao individual e o respeito ao coletivo.

Estimulamos, desde sempre, a criatividade, a autonomia, a autoria, o envolvimento e a solidariedade. Estes são valores, princípios e práticas que fazem parte da grande construção humanista e cultural da civilização.

É importante perceber, nesse contexto, que tais valores não são fruto apenas da vontade e da intenção de fazer o bem. Sabemos que o mundo está ávido por esses valores. Empresas buscam líderes que sejam competentes e que tenham conduta exemplar. Não basta ao líder apenas ser competente; ele precisa ter conduta ilibada.

Sabemos todos que esses valores nascem do exemplo e são acolhidos desde cedo por crianças e jovens, especialmente aqueles que convivem em ambientes que valorizam tais comportamentos e atitudes. É admirável olhar para os nossos alunos e verificar que esse espírito está disseminado entre eles. É motivo de orgulho para nós.

A Escola Granja Viana está hoje sob o comando de Alexandre Gambirasio Silva, que em 2011 deixou a Presidência da rede de escolas de idiomas Yázigi para assumir a direção geral da EGV.