Agende uma visita

Agende uma Visita

Sempre pensando em facilitar o atendimento, a EGV criou este espaço exclusivo para que você possa conhecer nossa estrutura e nosso plano educacional:

Objetivos Gerais

O período da educação infantil é uma fase singular e absolutamente crucial para todo o desenvolvimento futuro do indivíduo. Nela as crianças são inseridas na vida social, começam a incorporar valores, desenvolvem múltiplas linguagens, percebem o mundo adulto passam a ter curiosidade e se questionar a respeito do mundo ao seu redor e constroem conhecimentos fundamentais para toda a sua vida.

As relações afetivas, intra e interpessoais, são fortalecidas no dia a dia, enfatizada nos Projetos: Inteireza do Ser e Afetivo.

A rotina na Educação Infantil é o alicerce. Tem a função de estruturar as experiências e vivências cotidianas, ajuda a criança a se organizar internamente e lhe oferece segurança.

Na EGV, brincar é importante nessa rotina, porque o aprender se dá por meio do imaginário, com significações e raízes na cultura.

Atividades como correr, pular, escorregar, rolar, dançar, dramatizar e criar fazem parte do “livre brincar”, essencial para um crescimento saudável e equilibrado, e, concomitantemente, desenvolvem as capacidades motoras, emocionais e relacionais da criança.

As crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes do que imaginamos. Aprender a ler e a escrever faz parte de um longo processo ligado à participação em diversas práticas sociais de leitura e escrita, e ao longo dessa jornada, a criança é desafiada a participar, de forma a se sentir capaz de vencer as dificuldades que surgem, percebendo seu progresso e desenvolvendo autonomia para continuar a aprender.

O trabalho na matemática propõe problemas que encorajam o aluno a buscar soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, justificar seu raciocínio e validar suas próprias conclusões no âmbito dos números, espaços, formas, grandezas, medidas, tabelas e gráficos.

Na Educação Infantil da EGV as crianças têm a oportunidade de ampliar suas capacidades de se comunicar, de desenvolver a confiança em si mesmas e nos demais, respeitando e valorizando as pessoas e reconhecendo-se em suas semelhanças e diferenças. Ampliam sua curiosidade e suas possibilidades de exploração do ambiente, fazem perguntas e encontram respostas acerca de sua realidade, estabelecem novas relações, e descobrem que podem se expressar usando não só movimentos, mas também palavras, imagens plásticas ou produções sonoras.

Com a participação de professores especialistas nas áreas de música, inglês e movimento, o conhecimento de diferentes formas de linguagem é extremamente rico e necessário para o desenvolvimento da criança.

A linguagem musical propicia a expressão, a integração social e o autoconhecimento.

As artes visuais estão presentes no cotidiano através do desenho, da pintura, da modelagem, colagem e da construção, e ampliam as noções de mundo, a princípio concretas e vivenciadas. Os ateliês de grupo e de escolha permitem à criança definir atividades em que deseja participar e nesse momento interagir com alunos de outros grupos da Educação Infantil.

Ao experimentar o corpo e vivenciar ludicamente suas emoções, a criança gradativamente descobre a imagem corporal, a coordenação motora, o equilíbrio, o tônus, a postura, a lateralidade, a motricidade fina, o ritmo e o relaxamento.

O inglês abre as portas para o mundo e a familiarização desde cedo com essa linguagem, faz com que ela seja incorporada pela criança como algo natural e próximo da sua realidade.

Educar significa ser firme e estabelecer limites, mas, também, dar lugar à afetividade, proporcionando às crianças um olhar atento e acolhedor para que possam sentir-se seguras e expressar seus desejos, necessidades, sentimentos e pensamentos. Para acompanhar as evoluções de nossos alunos no dia a dia nos permite incentivá-los em suas conquistas e planejar novos desafios para as etapas seguintes de sua vida escolar.