Ubatuba – 4º Ano

Ubatuba – 4º Ano

O Estudo do Meio é uma etapa importante do processo de aprendizagem, pois permite ampliar a experiência, levando o aluno a observar aspectos físicos e culturais distantes da sua realidade, interagir com o mundo e se apropriar do conhecimento.

Para a Escola Granja Viana o Estudo do Meio transcende os aspectos pedagógicos. Os alunos têm a oportunidade de conviver, de se relacionar e conhecer os outros de uma maneira lúdica e informal. Através das atividades desenvolvidas e de toda interação com o local do estudo, os alunos desenvolvem também importantes valores como cooperação e respeito. Ao mesmo tempo em que conhecem o outro, aprendem a se conhecer melhor, também os seus limites e possibilidades, desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade.

A viagem de Estudo do Meio do 4º ano do Ensino Fundamental tem por objetivo o estudo da Mata Atlântica, conteúdo da disciplina de Ciências, o estudo da ocupação do litoral por indígenas, caiçaras e colonizadores, conteúdo da disciplina de História e o estudo do relevo do litoral paulista, conteúdo da disciplina de Geografia.

Este ano fomos para Ubatuba, cidade que resguarda uma das maiores parcelas de Mata Atlântica ainda preservada do país, dentro de suas áreas de proteção – Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, ou no Parque Estadual da Ilha Anchieta, como também em suas encostas características. O Parque Estadual da Ilha Anchieta é ainda uma reserva de vida marinha belíssima, onde diversos mergulhos de observação podem ser efetuados.

Na Ilha encontramos também um pouco da história do Brasil. Habitada por índios até o inicio do século XIX, foi conhecida nesta época como Terra de Cunhambebe, que era o chefe da Confederação dos Tamoios. Batizada pelos colonizadores como Ilha dos Porcos, em 1904 teve nela instalada uma colônia correcional, posteriormente se transformando em presídio político. Em 1955, após intensas rebeliões carcerárias, o Presídio foi desativado. O nome da ilha foi mudado para Ilha Anchieta em 1934, como parte das homenagens ao quarto centenário do nascimento do Padre José de Anchieta.

Além da Ilha e das praias quase intocadas, Ubatuba ainda tem entre seus habitantes moradores tradicionais, da cultura caiçara, quilombola e indígena, que compõem um importante tronco da identidade cultural brasileira.

1 2 3 4 5 6 7 8