Agende uma visita

Agende uma Visita

Sempre pensando em facilitar o atendimento, a EGV criou este espaço exclusivo para que você possa conhecer nossa estrutura e nosso plano educacional:

Objetivos Gerais

O Ensino Fundamental é o momento em que o aluno se depara com novos desafios e demandas escolares mais complexas. Um novo cotidiano fundamental I requer maior organização com os estudos, pesquisas, materiais e tarefas. A conquista de maior autonomia no trabalho escolar e nas relações sociais.

O processo de alfabetização deve ser sólido, consistente, pois será a base para a formação de futuros leitores e autores aptos a se comunicar e a se expressar com lógica e clareza.

No Ensino Fundamental I o aluno é motivado à construção de novas competências, que serão úteis em toda a sua vida escolar. Um dos eixos do trabalho pedagógico consiste no fortalecimento do papel de estudante e, embora as crianças já tragam algumas conquistas da Educação Infantil, assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo cada vez mais significativo.

As disciplinas desta etapa estão agrupadas em: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e Ciências, todas ministradas pelo mesmo professor polivalente, pedagogo de formação. Já as aulas de Educação Física, Inglês, Música e Artes são conduzidas por professores especialistas.

A avaliação acontece durante todo o processo de aprendizagem. Os professores avaliam sistematicamente as produções dos alunos fazendo um mapeamento do desempenho de cada um e também do grupo de alunos às propostas abordadas. Com isso, podem reorganizar as situações de aprendizagem de modo a favorecer esse processo.

Na EGV acreditamos na importância do acompanhamento dos pais. E para isso, é preciso que famílias e Escola estejam articuladas. Dessa forma, planejamos situações de troca entre escola e pais, sejam em contatos individuais ou reuniões coletivas, bem como em eventos e aulas abertas, nos quais se abordam o trabalho pedagógico e aspectos gerais da educação.

O processo educacional é algo complexo e que depende de profissionais bem preparados. O objetivo é a formação de crianças com valores, emocionalmente estáveis, capazes de aprender a aprender, de pensar, e de se relacionar com outras crianças e adultos de forma equilibrada.