Ibitoca – 8º Ano

Ibitoca – 8º Ano

Durante o mês de agosto, os alunos do 8º ano participaram de importante estudo do meio no Parque Estadual de Ibitipoca, localizado no Município de Lima Duarte, Minas Gerais, cujo nome é originário da língua tupi e significa “casa de pedra”.

O programa foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem in-loco vários conteúdos estudados durante o ano. Em termos geográficos, a região apresenta uma grande diversidade de ecossistemas, como a alta montanha, a mata atlântica e o cerrado; e de culturas, como a de caiçaras e caboclos. Na área de ciências, as cavernas em “quartzitos”, raras no mundo, bem como a fauna exótica e em extinção, representadas, por exemplo, pelo lobo-guará; e a flora endêmica, com várias espécies de orquídeas, liquens e cactáceas, representaram um amplo campo de aprendizagem para os alunos.

Do ponto de vista histórico, a visita à Vila de Conceição propiciou oportunidade de contato com patrimônio arquitetônico estilo barroco-rococó do século XVIII e com tradições da culinária e da marcenaria.

1 2 3 4