1ª Gincana Literária da EGV movimenta a escola

1ª Gincana Literária da EGV movimenta a escola 05/06/2018

Gincana Literária - 24 de Maio (71)Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Granja Viana participaram, nos dia 24 e 25 de maio, da 1ª Gincana Literária da EGV. Oito equipes, formadas por alunos de todas as turmas participantes, se prepararam durante cerca de um mês para enfrentar as 12 provas da competição. Além de despertar o interesse dos jovens pela literatura de uma forma diferente do que acontece em sala de aula, a Gincana Literária incentivou o trabalho em equipe, a responsabilidade e o respeito às habilidades de cada um. A Gincana Literária fez parte da Semana Literária, que contou com diversas outras atividades, como a palestra de João Paulo França Streapco, autor do livro “Cego é aquele que só vê a bola – O futebol paulistano e a formação de Corinthians, Palmeiras e São Paulo”, e a Feira do Livro.

“Como as equipes eram numerosas – de 20 a 22 alunos em cada, eles tiveram de distribuir tarefas, identificar as habilidades de cada um e assumir responsabilidades para que a equipe fosse representada da melhor forma”, conta Yone Macarini, diretora pedagógica da EGV. “As equipes se subdividiram em pequenos grupos para dar conta de cada prova. E acabamos descobrindo muitos talentos. Foi muito bacana!”.

A Gincana

A Gincana Literária teve como base os textos Mistério da Bola, de Carlos Drummond de Andrade, Gringo Vendo Futebol, de Mario Prata, Complexo de Vira-Latas, de Nelson Rodrigues, e O Futebol e a Matemática – Modelo matemático prevê gols no futebol, de Moacyr Scliar. Todos os alunos leram os quatro textos para se preparar para as provas.

A primeira prova foi a Apresentação dos Times. Cada equipe teve de criar seu nome e uma identidade visual, com brasão, uniforme, grito de guerra e mascote. O próximo desafio foi a Narração do Jogo, em que cada equipe elegeu um narrador e um comentarista para narrar e comentar jogadas historicamente importantes das Copas do Mundo. Na primeira etapa, a narração e os comentários foram feitos em português. Na segunda, o desafio foi fazer a mesma coisa em uma língua inventada pela equipe, inspirada em idiomas como russo, japonês, chinês, alemão, francês, árabe, turco e italiano.

A terceira prova foi a Paródia Musical com Coreografia. Aqui as equipes criaram uma paródia de música com o tema futebol e fizeram uma coreografia. A Relíquia das Copas foi a prova de número 4, que mobilizou as equipes na busca por um objeto relíquia relacionado ao tema Copa do Mundo.

Apresentação Gincana Literária - 25 Maio (12)

Na prova Soletrando, três alunos de cada equipe – um do 5º, um do 6º e um do 7º ano do Ensino Fundamental – soletraram palavras retiradas dos textos-base da Gincana. A Esquete Teatral foi a prova que exigiu das equipes a preparação de uma cena de teatro a partir de temas pré-selecionados e que dialogasse com os textos-base.

A sétima prova foi o Quizz Literário, que envolveu perguntas relacionadas aos textos-base da Gincana. Em seguida foi a vez da Produção de Texto, em que cada equipe elaborou três textos de gêneros diferentes – narrativa de aventura, crônica e texto dissertativo-argumentativo – sobre o universo futebolístico.

Depois as equipes participaram da Criação de Charge, com a elaboração de um material gráfico ou digital baseado num episódio do futebol selecionado pela Equipe Organizadora da Gincana. A décima prova foi a Criação de Jingle.

No Quizz de Expressões Idiomáticas, cada equipe teve de apresentar expressões idiomáticas em inglês e em espanhol para termos da língua portuguesa. E, para finalizar, a prova Poema Trilíngue exigiu das equipes a redação de um poema sobre futebol composto por três idiomas: português, inglês e espanhol.

Apresentação Gincana Literária - 25 Maio (97)

E, como se não bastasse, as equipes tiveram ainda uma prova bônus. Durante a Feira do Livro, realizada no dia 19 de maio, cada equipe teve de fazer uma performance relacionada ao tema Gincana Literária: Literatura e Futebol.

Depois de tantos desafios, a equipe vencedora foi a Atlético Drummond. A EGV parabeniza todas as equipes pelo empenho e dedicação. Foi uma gincana e tanto!

Gincana Literária - 24 de Maio (182)

“Acredito que a grande vitória desta 1ª Gincana Literária foi ver os alunos vivenciando a literatura na prática, construindo textos dos mais diversos gêneros, descobrindo os talentos de cada um, aprendendo a dividir as responsabilidades e percebendo que é trabalhando em equipe que se alcança os melhores resultados. E, claro, tudo isso com muita diversão!”, finaliza a diretora.

Veja mais fotos no Facebook.

Compartilhe: