Agende uma visita

Agende uma Visita

Sempre pensando em facilitar o atendimento, a EGV criou este espaço exclusivo para que você possa conhecer nossa estrutura e nosso plano educacional:

Alunos do 4º ano da EGV visitam a cidade de Ubatuba

Alunos do 4º ano da EGV visitam a cidade de Ubatuba 28/09/2018

estudodomeio-internaUbatuba foi o destino da turma do 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Granja Viana para o Estudo do Meio. A viagem aconteceu entre os dias 12 e 14 de setembro. O objetivo principal da atividade foi colocar os estudantes em contato com os biomas da Mata Atlântica, explorando áreas de proteção ambiental no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar e no Parque Estadual da Ilha Anchieta.

A professora Renata Ferreira conta que as atividades não envolveram somente as aulas de Ciências, mas praticamente todas as disciplinas da turma. “Na matemática, por exemplo, o desafio era controlar os gastos, então os alunos tiveram de administrar o dinheiro para durar os três dias”, relata.

O Estudo do Meio do 4º ano

O passeio começou com uma trilha que os levou a uma tribo indígena. O intuito era fazer com que os estudantes pudessem compreender um pouco da diversidade cultural no território brasileiro, um conteúdo que foi trabalhado em sala de aula. A turma também visitou o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar, sempre atenta às vegetações e animais característicos da Mata Atlântica.

No segundo dia de atividades, os alunos fizeram outra trilha, desta vez para conhecer os manguezais de Ubatuba, parte importante do bioma da região. Após o trabalho de observação, a professora lembra que os estudantes puderam aproveitar uma tarde de lazer. “Atravessamos um rio de canoa até chegar a uma praia. Lá fizemos piquenique e os alunos se divertiram brincando na água e na areia”.

Já no terceiro dia, os alunos visitaram a praia do Presídio da Ilha Anchieta, principal praia do parque, onde puderam aprender um pouco da história do presídio. Depois, os estudantes fizeram uma trilha que levava à Praia do Sul, um lugar paradisíaco e com águas cristalinas. “Ali fizemos um mergulho para observar o costão rochoso. O objetivo foi identificar o ecossistema marinho da região”.

Apesar da chuva que tomou conta do último dia, a professora afirma que o retorno dos estudantes foi muito positivo. “Recebemos o feedback de alguns pais dizendo que as crianças amaram. Foi muito rico em aprendizado e um passeio muito legal. A todo momento, quando chegávamos na pousada, eles contavam as novidades e diziam que adoravam tudo”, afirmou a professora.

De volta a São Paulo, a professora pretende retomar os conteúdos explorados no Estudo do Meio. “Para as aulas de português, eles vão fazer uma produção de texto falando sobre a visita à tribo indígena e, nas aulas de história, vamos falar sobre a chegada dos europeus, sobre a colonização e porque o presídio foi utilizado. Na parte de geografia retomaremos relevo, com foco em planície e planalto”, completa.

Confira o álbum de fotos da viagem.

Compartilhe: