Agende uma visita

Agende uma Visita

Sempre pensando em facilitar o atendimento, a EGV criou este espaço exclusivo para que você possa conhecer nossa estrutura e nosso plano educacional:

Alunos do 6º ano conhecem o Parque Nacional de Itatiaia

Alunos do 6º ano conhecem o Parque Nacional de Itatiaia 04/09/2018

Itatiaia (4)

Para o Estudo do Meio deste ano, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Granja Viana visitaram, entre os dias 29 a 31 de agosto, o Parque Nacional de Itatiaia, que fica entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O parque é uma unidade de proteção integral da natureza, conservada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “O objetivo da atividade era propiciar aos alunos uma compreensão mais ampla e profunda da geografia do país, das formações de relevo, rochas e do intemperismo da região”, conta Alessandra Garcia, professora de Geografia da EGV que liderou o Estudo de Meio ao lado do professor Breno Guimarães, de Ciências.

Itatiaia (33)

No primeiro dia, os alunos mergulharam numa das belíssimas cachoeiras da região. Depois, conheceram o Museu Regional da Fauna e da Flora. Segundo registros do próprio museu, o acervo em exposição é composto por mais de duas mil espécies de frutos, 400 peças preparadas de animais, entre répteis, aves e mamíferos, e cerca de 2.200 artrópodes, entre insetos e aracnídeos.

O segundo dia de atividades foi também repleto de aventuras. Os estudantes fizeram a trilha do Morro do Couto, a oitava maior elevação rochosa do Brasil, dentro do Parque Nacional de Itatiaia. Mas a melhor parte ficou por conta da descida do morro, em que os jovens praticaram rapel. “Todos adoraram o passeio como um todo, mas o principal, o que eles mais gostaram mesmo, foi o rapel”, comenta Garcia.

Itatiaia (109)

Breno e Alessandra acreditam que os objetivos do Estudo do Meio foram alcançados. Para eles, o importante é que os alunos tenham contato com aquilo que foi desenvolvido no ambiente de sala de aula e possam compreender as diferentes formações geográficas presentes no Parque Nacional de Itatiaia. “Ficamos bastante satisfeitos com o resultado do Estudo do Meio. Os alunos puderam vivenciar e sentir o que trabalhamos em sala de aula”, completa a professora.

Compartilhe: