Agende uma visita

Agende uma Visita

Sempre pensando em facilitar o atendimento, a EGV criou este espaço exclusivo para que você possa conhecer nossa estrutura e nosso plano educacional:

Diversidade cultural é tema de Estudo do Meio do 5º ano

Diversidade cultural é tema de Estudo do Meio do 5º ano 04/09/2018

ParaitingaInterna1Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental visitaram São Luís do Paraitinga, no Vale do Paraíba, entre os dias 29 a 31 de agosto. A cidade escolhida para o Estudo do Meio é um importante destino turístico da região devido ao seu Centro Histórico, tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro, e suas tradições caipiras, incluindo a Folia do Divino e o Carnaval de Marchinhas. “A gente se aprofundou na cultura e na formação do povo brasileiro, mas vimos também um pouco de geografia, observando rio de serra, mar de morro, erosão etc.”, conta Marilia Galvão, professora do 5º ano.

São Luiz do Paraitinga - câmera Lourenço (85)

A atividade teve como objetivo mostrar aos alunos a diversidade do país, em que diferentes culturas interagem entre si, formando um povo único e plural. “Estudamos a cultura caipira também. O jeito diferente de falar e o folclore, com figuras como o Saci e a Mula sem Cabeça. Exploramos as culturas indígena, africana, portuguesa e toda a sua contribuição. Vimos as festas, fizemos algumas atividades de origem africana, indígena… E trabalhamos ainda o Carnaval. Abordamos muita coisa nestes três dias juntos”, explica Marilia.

Mas não parou por aí. Os alunos puderam desfrutar de momentos de lazer, o que segundo a professora, serviu para que os estudantes se aproximassem. “Teve piscina e cachoeira. Eles puderam nadar e aproveitar a caminhada de estudo no Parque sobre Mata Atlântica”.

São Luiz do Paraitinga - câmera Lourenço (83)

Ao final da viagem, a conversa com os estudantes mostrou que o Estudo do Meio foi um sucesso. “Eles adoraram, disseram que aproveitaram muito, que foi muito gostoso e que puderam conhecer uns aos outros de uma forma diferente”, comenta a professora.

Já quanto à avaliação pedagógica, “faremos um trabalho para retomar esse conteúdo. O feedback da parte pedagógica a gente vai desenvolvendo aos poucos”, explica Marilia.

Compartilhe: