Agende uma visita

Agende uma Visita

Sempre pensando em facilitar o atendimento, a EGV criou este espaço exclusivo para que você possa conhecer nossa estrutura e nosso plano educacional:

Alunos do 3º ano do Ensino Médio conhecem outro lado do Brasil

Alunos do 3º ano do Ensino Médio conhecem outro lado do Brasil 16/05/2018

testehome_estudodomeio

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Granja Viana visitaram em abril a cidade de Brasília para o Estudo do Meio deste ano. O objetivo da atividade é fazer com que os alunos compreendam como funciona a estrutura política do Brasil. Os estudantes passaram uma semana na capital federal participando de atividades que abordaram história, política, geografia e sustentabilidade.

A primeira atividade foi a visita ao Congresso Nacional, onde a turma participou da sessão de uma comissão sobre sustentabilidade. Ainda no Congresso, aconteceu um debate com o deputado e representante da Comissão de Educação, Aliel Machado, sobre os rumos da educação no Brasil. “Foi muito bacana, havíamos conversado previamente sobre o assunto e os alunos fizeram perguntas interessantes ao parlamentar”, conta Márcio Noseda, professor de história da EGV que acompanhou os alunos no Estudo do Meio.

Cópia de Estudo do Meio Brasília 2018 (139)
Os jovens tiveram ainda a oportunidade de ir ao Superior Tribunal de Justiça e acompanhar uma sessão plenária. “É uma visita bem interessante para que eles tenham ideia de como funciona o Judiciário do país”, comentou Noseda. Os alunos também fizeram um tour pela Praça dos Três Poderes e pelo Palácio da Alvorada, onde assistiram o recolhimento da bandeira nacional. Ainda em Brasília, a turma visitou o Museu Vivo da Memória Candanga e conheceu um pouco sobre a história da construção de Brasília.

Os estudantes também passaram um dia em Ceilândia, uma região administrativa do Distrito Federal, e foram ao Museu do Cantador, que homenageia a comunidade nordestina e do Sudeste que habita Brasília. Também em Ceilândia, visitaram o Grupo Atitude e conheceram o movimento da comunidade de jovens que se reúne para tratar de questões relacionadas à violência e à reorganização da cidade em busca de uma vida melhor.

Após três dias de estudos voltados para a parte política, os jovens foram para Alto Paraíso, visitaram a Chapada dos Veadeiros e passaram a noite na cidade goiana. No dia seguinte, visitaram o Vale da Lua que também fica em Alto Paraíso. “Essa visita teve um lado muito mais geográfico e ambiental”, lembra Marcio Noseda. “Foi bastante proveitosa”.Cópia de Estudo do Meio 3º EM - Brasília (136)

Para o professor, além de entender melhor a estrutura política do Brasil, saber mais sobre a construção da capital do país e conhecer lugares interessantes, o Estudo do Meio transforma os alunos. “Eles voltam muito satisfeitos e com a cabeça muito diferente”, ressalta Noseda. “Ao se deparar com a realidade política do país, tendo uma visão ampla da organização do estado, vendo de perto como o país funciona em seus diversos segmentos, eles passam a ter um novo entendimento sobre o que é a política. E acabam inclusive, se reaproximando dela. Hoje os jovens estão muito distantes da política, por conta de todos esses escândalos de corrupção. É importante despertar o olhar político e expandir a visão deles sobre o país em que vivem”.

Compartilhe: