GV Ciências: pesquisa, experimentos e muito jogo de cintura

GV Ciências: pesquisa, experimentos e muito jogo de cintura 20/06/2018

GV Ciências - tarde (8)

O GV Ciências é um evento tradicional da Escola Granja Viana. Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio apresentam para toda a escola suas pesquisas e experimentos nas áreas de Matemática e Ciências. “Além de aprofundar os estudos com muita pesquisa, os alunos são estimulados a aperfeiçoar a oralidade para que a apresentação seja bem compreendida”, ressalta José Enrique Rossi, coordenador do Fundamental II.

GV Ciências - tarde (31)

Este ano, o tema do 8º ano foi “Os órgãos dos Sentidos”. O 9º trabalhou “Experimentos de Física e Química em Laboratório”. E o Ensino Médio apresentou a Casa do Futuro, uma casa totalmente sustentável. Este foi o projeto do Médio no primeiro semestre. Os alunos fizeram pesquisa nas diversas áreas envolvidas – Matemática, Física e Química – para entender como funcionaria esta casa. Foram apresentadas muita maquetes e explicações interessantes das soluções propostas, sempre considerando o custo e o impacto ambiental. “Uma colocação que despertou muito o interesse do público foi que não vale a pena comprar um produto da China, por exemplo, porque o transporte China/Brasil causa um impacto ambiental muito maior do que a utilização de um produto local não-sustentável”, lembra José Enrique.

Apresentações

No período da manhã, os alunos apresentaram seus trabalhos para os colegas de Fundamental II e Ensino Médio e aproveitaram para assistir também às apresentações dos outros grupos.

GV Ciências - manhã (1)

À tarde foi a vez dos alunos da Educação Infantil ao Fundamental I conhecerem o trabalho dos colegas do 8º ano ao Ensino Médio. “Eles precisaram adaptar a linguagem para que os mais novos também entendessem o projeto. Esse jogo de cintura que GV Ciências propõe é um belo aprendizado para a vida. Afinal, sempre precisamos dele para as mais diversas situações”.

Compartilhe: