Agende uma visita

Agende uma Visita

Sempre pensando em facilitar o atendimento, a EGV criou este espaço exclusivo para que você possa conhecer nossa estrutura e nosso plano educacional:

Professores da EGV apresentam trabalhos no X Congresso ICLOC

Professores da EGV apresentam trabalhos no X Congresso ICLOC 24/05/2018

Icloc (1)

No dia 26 de maio, professores da Escola Granja Viana apresentaram algumas das suas atividades pedagógicas mais bem-sucedidas no X Congresso ICLOC – Práticas em Sala de Aula, realizado nas dependências do Colégio Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo. O Congresso do Instituto Cultural Lourenço Castanho reúne professores para discutir e compartilhar práticas pedagógicas. As principais escolas de São Paulo participam deste Congresso.

Trabalhos

Icloc (2)Foram selecionados quatro trabalhos sobre atividades desenvolvidas na EGV: “Manoel de Barros: Palavras e Natureza”, realizado com a Educação Infantil; “Plantando ideias, colhendo conhecimento”, realizado com Ensino Fundamental I; “Metodologias Ativas e Tecnologia no Ensino de História”, desenvolvido no Ensino Fundamental II e “A casa do futuro: uma investigação multidisciplinar no ensino de ciências naturais e matemática”, desenvolvido no Ensino Médio.

O trabalho “Manoel de Barros: Palavras e Natureza” foi apresentado pela professora Adriana Rodrigues. A atividade foi desenvolvida com os alunos da Educação Infantil. Utilizando a obra de Manoel de Barros, o trabalho teve como objetivo ampliar os conhecimentos das crianças acerca de palavras e letras por meio da confecção de um dicionário e um álbum de figurinhas inspirados na diversidade de vocabulário presente na obra do autor, além de apresentar as características do cerrado brasileiro. O trabalho contou com a contribuição do grupo Crianceiras, que musicalizou as poesias do autor, aumentando ainda mais o encantamento dos pequenos em relação à obra de Manoel de Barros.

Icloc (3)Já o trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental I, “Plantando ideias, colhendo conhecimento”, foi apresentado pelos professores Andrea Gofert e Eduardo Macarini. O trabalho proporcionou o contato e o envolvimento dos alunos com o cultivo de verduras e suscitou o consumo de alimentos in natura. A atividade contribuiu para a reeducação alimentar através da pesquisa e do estudo dos alimentos. Além disso, a iniciativa promoveu o conceito de sustentabilidade no cotidiano dos alunos e estimulou vivências com as famílias, o que amplia ainda mais o alcance do projeto. O principal resultado tem sido a progressiva conscientização da comunidade sobre a importância da alimentação saudável e balanceada.

Em relação ao Ensino Fundamental II, o professor Victor Sobreira apresentou o trabalho “Metodologias Ativas e Tecnologia no Ensino de História”, desenvolvido com os alunos do 7º ano. Utilizando aplicativos e ferramentas digitais de estudo compartilhado, o objetivo do trabalho foi propiciar um maior envolvimento dos estudantes nas aulas de História e fazer com que os alunos se comprometessem mais com o seu próprio aprendizado e com o aprendizado dos seus colegas.

O resultado desse trabalho se deu através do aprimoramento do desempenho individual, observado nas avaliações, e do engajamento dos alunos na busca de mais fontes de informação e ferramentas de trabalho, além das apontadas pelo professor.

Icloc (4)Também ganhou destaque no ICLOC uma prática desenvolvida com os alunos do Ensino Médio da EGV. Os professores Benedito dos Santos, Patrícia Takahashi e Luiz Carlos Siqueira apresentaram o projeto “A casa do futuro: uma investigação multidisciplinar no ensino de ciências naturais e matemática”.

O objetivo da iniciativa foi integrar as disciplinas de física, química e matemática na pesquisa de ações e soluções sustentáveis de moradia. Munidos desses conhecimentos, os alunos produziram o protótipo de uma casa que integrava as soluções propostas e testadas durante o semestre. O resultado do projeto foi observado no envolvimento dos alunos nas tarefas executadas e nos objetos de conhecimento estudados.

ICLOC – Práticas em Sala de Aula

Realizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC), o Congresso de Práticas em Sala de Aula tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação brasileira. A EGV participa do ICLOC desde a sua terceira edição (III Congresso ICLOC) e faz parte do grupo de escolas organizadoras do evento. Um grupo de professores, coordenadores e diretores também participa da mediação de sessões.

A última edição, realizada em maio do ano passado, contou com 978 trabalhos apresentados por mais de 1.500 professores. A nona edição do Congresso foi organizada por mais de 25 importantes instituições educacionais do Brasil e patrocinada pelas empresas SEB – Sistema Educacional Brasileiro, Camil, Microsoft, Ciranda Cultural, Editora Moderna e Abigraf e o Instituto Singularidades.

A décima edição do ICLOC foi realizada no dia 26 de maio de 2018 no Colégio Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo.

 

(Foto: Rawpixel/iStockPhoto)

Compartilhe: